Faz um bom tempo que eu não escrevo uma Rapidinha para vocês. Aliás, vocês sabem o que é uma Rapidinha?
É quando o papai coloca uma sementinha na mamãe — mas em 2 sanfonadas acaba o forró.
DIGO
É uma seção da newsletter À Revelia. Sim, essa newsletter tem seções e, baseado na minha última pesquisa, muita gente não sabe disso.
Essa rapidinha vai falar sobre:
O assunto que importa: o livro do Tempos Fantásticos;
As seções dessa newsletter — o que são e de que se alimentam;
Três fatos sobre três mídias diferentes
O livro do Tempos Fantásticos
Se você conhece meu trabalho de antes dessa newsletter, provavelmente sabe que eu editei um jornal de ficção especulativa e científica chamado Tempos Fantásticos. Decidi que compilaria tudo que já foi publicado em suas 28 edições e lançaria um livro.
Bem, anos depois de iniciar esse projeto, posso dizer que estamos nos últimos passos dessa longuíssima jornada.
Até agora, o projeto tem em torno de 380 páginas — e ainda faltam algumas coisas. Já temos cerca de 80 notas de rodapé com comentários meus sobre os textos e a produção do jornal.
Em breve (ou nem tanto) venho com mais novidades sobre a publicação dele.
Há uma breve entrevista sobre o jornal nesse vídeo:
E aqui um vídeo meu com cara de cientista maluco explicando o projeto:
Seções
Escolhi separar essa newsletter em seções para que você possa se inscrever (ou não) nas que mais te interessam. Dá pra fazer isso no site ou app do Substack — vamos supor que você não quer receber mais Moanin’ e só quer Rapidinhas, por exemplo. As seções são:
À Revelia
Essa é a seção principal, em que os textos mais longos e melhor planejados saem. Os temas são múltiplos — e bem egocêntricos, eu sei, me perdoem. Ela sai a cada 15 dias e teve/terá assuntos como:
Você não precisa comprar uma câmera nova (ou precisa?);
A trilogia Sci-Fi de Paul Verhoeven;
Moanin’
Nela, escrevo sobre música — com foco especial em descobrir música. Depois dos 30 percebi como continuo escutando o que escutava aos 20, então de vez em quando me forço a conhecer coisas novas, e compartilho o processo aqui com vocês. Ela sai quinzenalmente, no gap deixado pel’À Revelia. Coisas que passaram/passarão por Moanin’:
Você deveria conhecer The Monks;
Música Peruana Psicodélica;
Rapidinha
Essa seção que você lê agora é uma Rapidinha — um apanhado de atualizações sobre a vida, o universo, e essa referência que já tá dando tétano de tão enferrujada.
A ideia aqui é falar sobre o que vem rolando na minha vida como brasileiro na Alemanha, como os projetos andam, e como minha saúde consegue se manter estável — spoiler: não consegue.
Não dá pra prever o que vou escrever aqui pois essa seção é bem espontânea — ela também não tem periodicidade. Outro jeito de saber o que rola na minha vida é através do podcast semi-diário Cronofobia, que tá chegando em outro hiato depois de fucking 500 episódios.
Ler, ver, ouvir
Em dois dias de febre e alucinações, reli Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, da sempre divina Becky Chambers. Continua com 5 estrelas. Devorei as 500 páginas — e adicionei umas 200 em meus sonhos febris semiconscientes — nesses dois dias. Valeu a pena com certeza, bora reler a quadrilogia toda.
A conversa foi essa:
[Liara]: Você não é mega fã de James Gunn?
[Angelo]: Oxe, não!?
[Liara]: Mas você gostou tanto de Esquadrão Suicida!
[Angelo]: Sim, mas isso não quer dizer que eu seja fã do diretor, só que gostei muito do filme.
[Liara]: Bem, assista o último Guardiões da Galáxia, você vai adorar.Fui lá e assisti o filme. Bem:
[Angelo]: EU ACHO QUE EU SOU FÃ DO JAMES GUNN SIM HEIN
Ghost lançou um cover de Tina Turner. Sim, é bom pra caralho.
É isso aí
Até a próxima Rapidinha :)