Tattoo Tour (parte 2)
A continuação da jornada fotográfica pelas tatuagens que marcam meu corpo
Comecei essa série nesse post, leia-o primeiro se quiser ver tudo desde o início.
Agilidade
Sou um grande fã de saga Fallout — já joguei todos, desde o primeiro, e discordarei de você se não achar New Vegas o melhor. Resolvi marcar minha pele com o mascote do jogo, o Vault Boy, especificamente a ilustração para a habilidade “Agilidade” do jogo.
Curiosidade: nasceu uma espinha bem no olho do rapaz muitos anos depois que fiz a tatuagem. Desde então ele tá meio calho.
Enthusiasm alone won’t take you anywhere.
Vem cá pra você ver
Por mais fã que eu seja de Children of Bodom, essa frase não tem nada a ver com a música deles. A frase “si vis pacem para bellum”, ou “se você quer paz, prepare-se para a guerra”, foi dita pelo imperador romano Publius Flavius Vegetius Renatus — Vegeta, entre os íntimos — e é muito menos agressiva do que parece.
A frase é originária de um período em que Roma mantinha um contingente militar mesmo não estando em guerra com ninguém — algo bem inédito na história deles. Ao ser questionado, Publius Flavi… digo, Vegeta, disse mais ou menos assim: “oxe caraio, cai pro pau. Se vier, vai ter”.
Em português moderno, a frase pode ser traduzida para “se me atacar, vou atacar”, e simboliza a prontidão para o conflito, mesmo mantendo uma atitude sempre pacífica e conciliadora.
Todo mundo vai perder
A nave espacial civil Kobayashi Maru está danificada e à deriva na chamada Zona Neutra. Se o capitão decidir resgatá-la, irá quebrar o acordo de paz e os inimigos entrarão em guerra novamente. Se decidir deixá-la a deriva, todos os tripulantes irão sofrer uma lenta e dolorosa morte. Qual decisão tomar?
O teste Kobayashi Maru, de Star Trek, ensina ao aspirante a capitão que existem situações em que a vitória é impossível. O crítico, aqui, é tomar uma decisão clara e sólida, e lidar com as consequências.
Tatuei o nome do exercício em um momento em que teria que tomar decisões cujas consequências eram completamente desconhecidas. Precisava lembrar, então, que enfrentaria os resultados com a cabeça erguida e que não deixaria os arrependimentos se sobreporem sobre tudo o que ainda poderia experienciar.
(Ignore a cobra da foto abaixo, a parte dela virá depois)
Aqui é coríntia
Se eu precisasse eleger uma tatuagem em meu corpo que fiz sem haver significado algum, apelas pela beleza dos traços, a coluna seria a campeã. Ela é tão “tatuei por ser bonita” que tem zero significado.
“Ah mas é uma coluna coríntia quebrada, que mesmo incompleta e com sinais de velhice ainda mantém sua complexidade”, vocês dizem. Eu digo: bullshit.
A Jana fez uma folha de flashes (aquelas tatuagens pré-desenhadas para o cliente escolher e tatuar sem modificações) e eu achei essa coluna bonita demais. Mandei mensagem, reservei, paguei, fiz. Mesmo sem nenhum significado ainda acho ela bonita pra caramba e que está envelhecendo muito bem.
Era pra ser um par
Essa é mais uma tatuagem bem fácil de explicar: queria tatuar os joelhos e não sabia o que fazer. Depois de conversar um pouco, chegamos na conclusão de fazer duas mandíbulas humanas, quebradas, uma em cada joelho. Elas seriam do mesmo tema, porém diferentes em desenho, assimétricas, e voltadas para fora (e não “olhando uma para outra”).
Achei que toda o conceito iria ser interessante, principalmente pela quase-aleatoriedade dele. Não há um motivo para ser uma mandíbula, apenas não queria que fosse o crânio inteiro. Não há um motivo para serem viradas para fora, além de eu querer “quebrar” um pouco a harmonia que elas teria se estivessem olhando para dentro (toma essa, Gestalt).
No fim acabei fazendo só um joelho e o outro ainda espera seu momento chegar. Oremos.
Kaonashi
Sou um grande fã do estúdio Ghibli, já vi quase todos os filmes produzidos por eles. O favorito, mesmo que clichê, é Viagem de Chihiro. Eternizei o “sem-rosto”, personagem tão enigmático quanto icônico da animação.
Miyazaki, criador de Viagem…, inventou o Kaonashi para o filme — ele não existe na mitologia japonesa. Ao ser perguntado sobre seu significado, em 2001, o autor disse:
Há Sem-Rostos ao nosso redor, porque há apenas uma estreita diferença entre espíritos malignos e deuses.
Há sempre um farol
Dizem que sempre há uma tatuagem de que você se arrepende — o que é bom, já que você fica livre para fazer o que quiser no corpo e se arrepender depois. Tudo bem com o arrependimento — e essa é a minha.
Não prestei muita atenção ao pautar o ilustrador, não fui verbal quanto ao que gostei ou não gostei, não me atentei à posição e, mesmo tendo outras lindas tatuagens do mesmo autor, não gostei do resultado.
Ela até foi reformada uma vez — dá para ver os traços mais fracos da versão original, sobrepostos por uma tentativa de salvamento — e provavelmente será de novo, mas não coloco muita esperança nisso.
Essa é mais uma tatuagem que referencia um jogo — dessa vez, com o simbolismo e a frase fazendo a ligação. “There is always a lighthouse” é uma das mais potentes frases de Bioshock Infinite, terceiro jogo da série que eu amo de paixão.
Tem dado em casa?
Para os iniciados, esses não são simplesmente os sólidos de Platão, mas a ferramenta mais importante para noites infindáveis de diversão imaginária. As cinco formas geométricas simbolizam os dados de RPG — de 4 a 20 lados.
Como a velha tirinha compartilhada milhões de vezes (que não encontrei para repostar aqui), mal eu sabia que logo logo eu deixaria de jogar RPG por conta das responsabilidades da vida adulta.
Hoje não sei se teria tatuado todos os dados, mas sim os 3d6 de GURPS, perdão.
Mesmo que seja blasé
Eu gosto muito de chá. Não tomo café, e um dia me contaram que a cafeína do chá é absorvida pelo corpo de um jeito diferente — o que parece mais uma mentira médica da internet, mas essa eu preferi acreditar. Tatuei, então, um saquinho de chá :)
Gosto tanto que fiz uma música sobre o assunto e até a publiquei no Spotify.
Fim da parte 2
Ainda haverá mais duas partes dessa série (noooossa, tatuadão eleeee), então se inscreva para recebê-las.
Obrigado por curtir até aqui. Já pensou em fazer uma série com as suas tatuagens? Se fizer, faça aquele jabá básico e recomende meus links :)
Até a próxima.
GURPS melhor sistema e quem discordar tá errado!