13 Comentários
jul 6Curtido por Angelo Dias

espero que essa fase passe logo. Não abri Hades pq entendo nada de jogos rs mas poxa, eu amei vc falando de tool e Interpol hahaha <3

Expand full comment

Amigo, também acabo de ser demitida por fechamento da empresa na qual trabalho (a Behold! uma tristeza estar fechando). Então entendo tua dor. Sinta-se abraçado! <3 E sobre Shadow of the Erdtree: tem uma penca de bosses mais, pelo que sei! Mas talvez tu tivesse falando só dos necessários pra história? Por aqui já foi o leão, a re "pisa em mim por favor" llana, o hipopótamo, e agora tô vendo outra build pra fazer pq simplesmente impossível o girassol e o cara no cavalinho. Tbm ainda não sei coé a do final boss, tô bem feliz de ter escapado de spoilers por tanto tempo hahah Espero que o joguinho ajude a te distrair como tem me ajudado, e boa sorte pra nós na buscar por um emprego novo!

Expand full comment
author

oh nooo a behold fechou!? Puxa que triste :( bem, abraços pra vc tbm!

tem MUITA coisa do DLC que eu não vi ainda e não cheguei perto. Ainda tenho que explorar bastante. E tbm preciso mudar minha build — a minha é poderosa, mas tá chata de jogar já. Talvez vou tentar perfuminhos. Ah, o boss do cavalinho é difícil pra caralho mesmo, o girassol eu nem vi kkkk

Expand full comment

Eu tenho um perfil similar de dev com boa comunicação, apesar de não necessariamente de gerência de projetos ou pessoas. Eu acho que tem uma maneira de se apresentar como um dev frontend (no meu caso) com boa comunicação que é muito atraente para startups/empresas pequenas (menos de 50 funcionários). Ainda mais já tendo experiência em trabalho remoto.

Essas empresas pequenas são mais abertas a contratar PJ de outro país tb.

Os melhores lugares para encontrar essas vagas são na Wellfound (novo nome da job board da AngelList) e na thread mensal do Hacker News (que por acaso está saindo hoje, fica de olho que vão publicando vaga nova pela semana toda: https://news.ycombinator.com/item?id=40846428 )

Tem que caçar muito para achar as vagas que aceitam remoto, mas não só no próprio país (US ou EU), mas dá para achar. Meus últimos 3 empregos vieram de um desses dois sites. Boa sorte!

Expand full comment
author

Minha xp tá sendo que empresas da EU não tão pegando remoto da america latina. Mas é uma visão individual. Acabei conversando com um ex-empregador e conseguindo uma posição diferente do que to acostumado, vamos ver qualéquié.

Expand full comment

Que bosta. Sinto muito cara. Se precisar de um ouvido, sabe que estamos aqui né. Torcemos por ti!

Expand full comment
jul 1Curtido por Angelo Dias

Não li o texto aimda, mas

HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADES!!!

Expand full comment
jul 1Curtido por Angelo Dias

Li. Num tem muito mais o que falar além do que eu falei no insta, só manda os curriculo tudo mesmo que tudo tenha 80 siglas diferente. Os RH tão tudo maluco

Expand full comment
author

to fazendo isso mesmo, ainda mais pq percebo que recrutadores normalmente pedem coisas que não tem nada a ver com o dia a dia real

Expand full comment

Ano passado fiquei seis fucking meses desempregada e foi horrível. Também não tinha energia para nada, esperança de nada. Mas, uma hora a luz brilhou. Então, passa rsrsrsrs

Expand full comment
author

ah sim, passa mesmo.

Expand full comment

Oi Angelo. Sinto muito pela demissão! Talvez seja um momento inoportuno para perguntar , mas gostaria de saber um pouco mais sobre o mercado de tecnologia. Estou estudando programação (o básico) para talvez entrar nesse mercado que muita gente vende como próspero. Como você vê as oportunidades no ramo da tecnologia hoje?

Expand full comment
author

Oi :) Bem, é uma resposta complicada. Eu sou sênior, 10 anos de experiência, e to com o problema que citei no post: muita gente muito boa (e com cv muito forte) no mercado — além de empresas estarem cada vez pagando menos depois da bolha da pandemia.

Do outro lado, temos o efeito de cursos que prometem ensinar programação e levar os alunos a ganhar 10 mil por mês em 3 meses — o que é um baita golpe.

E, por fim, como eu já citei, temos o fim da bolha. A pandemia foi muito boa pra muita startup — principalmente pelo fator remoto. Acabou. As empresas estão fechando uma atrás da outra e os investidores estão muito mais conservadores.

Resumindo: muito junior no mercado, pouca contratação. Muito sênior no mercado, pouca contratação. Mas tem um catch aí: eu to falando do mercado WEB, que é minha área. Programação tem uma gama fudida de outras aplicações, como data science ou inteligência artificial (infelizmente tem mto mto mto emprego).

O que eu diria pra alguém começando na programação:

- Estude uma linguagem de nível menor. Não comece por Javascript, vá pra Python ou Java. Tem >muito< trampo pra essas e você aprende conceitos muito mais interessantes — pra mudar pra JS depois é um pulo. Se quiser muito trampar com web, Ruby on Rails ainda é uma boa pegada.

- Faça mil cursos, mas se puder fazer uma faculdade, invista nisso. Essa coisa de que não precisa de faculdade é uma meia verdade apenas. No meu trampo (sênior) eu sou bombardeado por questões técnicas que eu soubesse se tivesse feio ciência da computação ou similares. Acho que isso atrasou (e atrasa) muito meu progresso.

- Meta o louco. Faça um bootcamp intensivão, caia de cabeça, e arrume um estágio pagando pouco (mas pagando!!! não faça de graça!!!) e trabalhe. Só tem um jeito de aprender programação: com projeto. Teste de algoritmo e cursinho livre vai ajudar, mas só construindo algo do zero que você aprende como a coisa funciona mesmo.

é isso, espero ter ajudado :)

Expand full comment