Como organizar sua tarde dos slides
Uma atividade divertida, descontraída, e completamente nerdola
Normalmente publico minhas newsletters no dia 15 e 30/31 de todo mês, mas dessa vez ela sai no dia 29 por estar participando de um Newsletteraço do grupo do telegram Newsletters BR. A ideia veio da
.No fim desse email vou colocar a lista de quem participou (até o momento da escrita deste) e vocês podem conhecer uma pá de novas newsletters para assinar.
Nesta edição do Cronofobia:
Como organizar sua tarde dos slides
Uma nota sobre o podcast
Tempo de leitura: ±6 minutos
(Repito o termo “tarde dos slides” 11 vezes neste email e não me arrependo de nada)
Inicio esse artigo dizendo que ele não existiria se a
não tivesse me chamado para uma Tarde dos Slides — que rolou há algumas semanas e que vai rolar de novo em breve.O que é a tarde dos slides?
A ideia é simples: chame amigos em casa, compre chocodoces, salgadrogas e gulocrimes, e leve um pen-drive com um arquivo PPT dentro.
Em turnos, cada um faz sua apresentação de slides. Há eventos que atribuem votos, mas o nosso foi na amizade — todo mundo ganhou no final.
O “o que é” é fácil de responder — dois parágrafos — mas o complexo é o “por quê?” Por qual razão ou circunstância eu ia querer me envolver em slides fora do ambiente de trabalho?
Bem, pois se você é um nerdola sobre >qualquer< assunto, você vai gostar de ter o holofote só pra você, o microfone, e uma tela grandona pra poder falar sobre o que você mais gosta em ±15 minutos ininterruptos.
Exemplos de uma tarde de sucesso
Na minha primeira tarde dos slides, por exemplo, uma pessoa que trabalha diariamente com advocacia fez a apresentação que talvez ela sempre quis fazer no trampo: as implicações legais das músicas e cantigas infantis — aquela coisa do “atirei o pau no gato” ir contra a Lei de Proteção aos Animais e que a música da aranha (que diz que tem sete saias de filó mas na verdade tem uma só) pode se enquadrar em calúnia e difamação.
Outra pessoa trouxe um dossiê completo sobre seu tema favorito: boy bands. Aprendi, por exemplo, que existem mais grupos do tipo que eu imaginava e assisti a uma apresentação deles cantando e correndo em esteiras no palco muito antes de OK Go.
A própria
falou no evento sobre um tema (aparentemente) importante: coisas que todo mundo quer comer mas que, infelizmente, não são comestíveis. Ela escreveu sobre aqui:Minha apresentação foi bastante nichada — por isso nem a trouxe para cá. Falei sobre jogos de construção de base, usando como exemplos o clássico Dwarf Fortress, o complexo Oxygen not Included, e o facilitador de crimes de guerra RimWorld.
No fim da tarde havíamos nos empanturrado de pães de queijo, refrigerante, e informação tão inútil quanto divertida.
Como eu participo de uma tarde dos slides?
Simples. Conhece gente maluca.
Porém, as vezes, a “gente maluca” é você mesmo. Portanto, se você não tem ninguém ao seu redor que está organizando uma coisa dessas… é sua vez de colocar a mão na massa.
Como eu organizo uma tarde dos slides?
Logística e comes & bebes
Para começar, você precisa de um espaço. Claro que seria mais legal fazer em um auditório com um proper datashow, mas dá para fazer suavemente em uma sala com TV. Se não cabe muita gente no seu apartamento, arrume uma pessoa que seja rica ou que more em um lugar grande — se der pra ser os dois você ainda economiza nos comes e bebes.
Falando nisso, pense em snacks. Não é a toa que no cinema tem pipoca — e todas as minhas reuniões seriam mais divertidas se eu pudesse jogar pra dentro quantidades questionáveis de amendoins japoneses. Faça um rateio com as pessoas participantes e compre acepipes e petiscos.
Você pode ser mais adulto e, ao invés de sacos de batatinhas, fazer uma comida. Imagine que legal acompanhar slides sobre o ranking dos mascotes da TV brasileira (assisti esse na última tarde) comendo uma bruschetta de mussarela de búfala? Vai de você.
O grau de adultice também pode ser aplicado nas bebidas. Você pode ir full teenager e só autorizar a coquinha gelada e derivados, ou subir de nível e fazer uma sangria ou um monte de mimosas.
(Agora eu quero a melhor ideia que já tive: o brunch dos slides. Meu deus)
Parte técnica
Essa parte resolvida, você pode ir ao que interessa. Ligue na sua TV um computador através de um cabo HDMI e saiba que um monte de estranhos vão enfiar seus pendrives sem nenhuma proteção em seu precioso computadorzinho. Se prepare para, talvez, pegar uns vírus.
Sempre tem uma pessoa que trás o próprio computador — por isso o HDMI, que faz a troca ser rápida e indolor.
Ah, é crucial ter internet disponível. Quase todas as apresentações que vi tinham um vídeo ou precisava acessar um Google Sheets ou Canva — que aliás, são melhores do que Microsoft Powerpoint já que não é todo mundo que tem a suíte instalada no PC e também nem todos sabem salvar os PPTs como apresentação e não como arquivo-base. Aposte nas ferramentas digitais.
Tema
Minha primeira tarde de slides não teve tema — ou seja, absolutamente aterrorizante. Acabei escolhendo falar de jogos, e vocês já leram sobre os outros temas. A próxima tarde de slides terá tema “medieval”, e mesmo eu tendo entrado em parafuso do que falar, já preparei minha apresentação e digo que ela vai ser show + top = shop.
O tema livre foi legal — afinal, tivemos várias surpresas — mas acho que ter um tema é mais divertido pois força a nossa criatividade. Eu, por exemplo, sei um monte de coisas sobre o período medieval… mas quais delas rendem 15 minutos de slides e que façam as pessoas darem risada (uma regra pessoal)?
Escolha um tema ou não. Avise as pessoas com uns 15 dias de antecedência. Crie sua apresentação.
Ah, uma regra que eu gosto mas que não é unânime: todos que atendem ao evento devem participar. “Ah mas meu namorado não quis fazer slides”: ele é chato, troque de namorado.
No dia do evento, faça um sorteio e decida quem vai primeiro. Daí pra frente, é só alegria.
Mas e se eu estourar meu tempo?
Quando fui convidado pra minha primeira tarde dos slides, as diretrizes foram: uma apresentação sobre qualquer tema com no máximo 15 minutos. Ao chegar no evento, uma das participantes já lançou: vou estourar o tempo.
Ali, na hora, como todo bom organization freak, entrei em pânico. Seria eu obrigado a ver 45 minutos de uma apresentação sobre, sei lá, tipos de alface?
No fim das contas, a pessoa apresentou por mais de 15 minutos — mas, tipo, 20? — e eu fiquei entretido em cada segundo. Aparentemente é divertido ver gente falando do que gosta, né?
A tarde de slides digital
Me chamaram para um evento do tipo, só que online. Não pude comparecer por conta de outros compromissos, mas fiquei interessado na proposta. Um dia, talvez, eu escreva sobre o provável burnoutinho digital que vem vindo por aí já que passo 12h na frente do computador todo dia, então a ideia de mais uma call com slides me aterroriza.
É uma ideia possível, porém. Se quiserem organizar assim, vão fundo, vocês tem meu aval. Me chamem — eu talvez negue, mas chamem.
Conclusão
O importante em uma tarde dos slides é todo mundo saber que é pra diversão. Não é trabalho, não é sério, e não tem problema se der errado. É só uma desculpa para fazer rolês caseiros e baratos. Se for leve, será legal.
Cada dia que passa a gente tá mais afastado das pessoas — mais interações online, menos ao-vivo. A gente não conhece gente nova em bares pois nem vai pra bares — caro e barulhento — e aquela dorzinha nas costas tem impedido muitos rolês alucinantes.
Nessa toada, acho divertido incentivar encontros que não envolvam chafarizes de álcool ou drogas pesadas injetadas sob o olho. No fim, você vai ter dado risadas, provavelmente conhecido gente nova, e saído com uma experiência ímpar e novos conhecimentos.
Faça sua tarde dos slides você também!
(E, se tiver grana, faça ela NESSE ESTILO:)
Não vai ter podcast, no fim das contas
Na última edição abri um formulário para quem quisesse me fazer perguntas para o podcast que eu disponibilizaria para os assinantes pagos.
Bem, tive um total de zero perguntas.
Isso me sinaliza que não há interesse no podcast, então joguei a ideia pra escanteio e sigo a vida normalmente.
Newsletteraço 2024
Essa edição é parte desse movimento iniciado pela
e (até a data da escrita deste texto) tem a participação de:É isso o que temos para essa quinzena. Confesso que os tema estão se esvaindo, mas também sei que de repente uma coisa nova para falar aqui surgirá. Oremos.
Eu tô fascinada - e levemente amedrontada - com essa ideia da tarde dos slides! Nunca, jamais pensaria nisso hahaha (e agora acho que quero tentar um dia). Amei a edição! Parabéns :)
Vim aqui fazer uma piadinha sobre vc ser jogador de Rimworld mas fiquei com medo do gúgou ver e banir seu substack pra sempre 👀👀